Social :  

vSphere Web lento após instalar o NSX

Salve galera.

Esse é o meu primeiro post, e espero que seja o primeiro de muitos, criei esse blog com intuito de compartilhar conhecimento e novidades, principalmente de Vmware, Cisco, NSX, SDN e outras tecnologias de Data Center.

Recentemente fiz a prova para obter a certificação VCP-NV (farei um post falando o que usei para estudar), para simular um ambiente com NSX montei um lab bem bacana com NSX, roteamento dinâmico com OSPF, regras de firewall, storage QuantaStor e Netapp, Checkpoint etc, alias, a ideia do blog surgiu da necessidade de documentar em passo-a-passo como montei o laboratório, o que ainda farei a medida do possível.

Pois bem, após tudo instalado e funcionando, percebi que o vSphere Web estava muito lento, lento de tal forma que quando eu clicava nas opções de firewall ou instalação de algum componente do NSX as vezes as opções demoravam até 5 minutos para carregar, e algumas vezes apresentava erro. Procurando na internet acabei achando um kb da vmware (https://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2144964) que orienta a criar entradas no DNS, tanto Forward como Reverse lookup para o NSX Manager para resolver esse problema, percebi que já tinha criado entradas no DNS mas não havia criado entradas reversas, o DNS no meu labotório é um Windows Server 2008.

Veja como ficaram as entradas:

1 – Pesquisa Direta

pesquisa direta

2 – Pesquisa Inversa

inversa

Aproveitei que estava com a mão na massa, e além de ter criado entradas para o NSX Manager também criei para o meu Controller (esses termos, NSX Manager, Controller….. eu explicarei em um post da série de posts do LAB posteriormente).

Logo após ter criado as entradas, fechei meu navegador e acessei novamente o vSphere Web e para a minha alegria estava tudo fluído novamente!

Espero que tenham gostado, e até o próximo post.

Obrigado.

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.