Social :  

Como estudei para a VCP-NV

VMW-LGO-CERT-PRO-6-NETWK-VIRT

Bom galera, como prometido.

Recentemente fui aprovado no exame VCP6-NV Exam (2V0-641) – VMware Certified Professional 6 – Network Virtualization, particularmente, quem me conhece sabe que sou ligado a área de Redes e venho estudando tecnologias e conceitos Vmware já algum tempo, essa certificação reuniu tudo o que eu precisava em uma única certificação.

Para quem não sabe, o exame é focado no produto NSX da Vmware, que é a virtualização de rede definida por software da VMware, alias, o conceito SDN (Software-defined networking) parece mesmo ter vindo pra ficar, e está cada dia mais forte no mundo de TI.

Como pode ser visto na imagem a seguir, a certificação VCP-NV é a segunda certificação na trilha de virtualização de rede da vmware (nível Professional), à frente apenas da VCA6-NV, que é uma cert. considerada “entry level” ou “Associate”, focada apenas nos conceitos de seus produtos e não em “troubleshootings”.

 VCP6-NV
     Imagem retirada do site da Vmware (https://mylearn.vmware.com/mgrReg/plan.cfm?plan=64294&ui=www_cert#tab-requirements)

Antes de falar quais materiais usei para estudar e como é a prova, é importante dizer que existem basicamente três Paths (caminhos) para estar elegível para a prova, ou seja, três opções de pré-requisitos que devem ser cumpridos.

São eles:

1 – Candidatos que não possuem nenhuma certificação da trilha VCP (vale ressaltar que candidatos que já tiveram alguma certificação VCP de qualquer trilha, mas que tenha expirado, devem seguir esse mesmo pré-requisito): 

  • A VMware recomenda que esse profissional ganhe experiência com a tecnologia NSX por no mínimo 6 meses (é apenas uma recomendação).
  • Tenha realizado ao menos um dos seguintes cursos oficiais:
    – NSX: Install, Configure, Manage [V6.0] , [V6.1], [V6.2].- NSX for Internetworking Experts Fast Track [V6.0],[V6.1]- NSX Troubleshooting & Operations [V6.1] (available as Onsite Training only)- NSX: Design & Deploy [V6.2] (available as Onsite Training only)

    – Security Operations for the Software Defined Data Center

  • Complete o Exame vSphere 6 Foundations Exam (esse exame é feito online, não é necessário ir a uma credenciada Pearson Vue, é um exame considerado básico e foca nos principais produtos Vmware e seus conceitos.

2 – Candidatos que já possuem alguma certificação VCP de qualquer um dos tracks e que não tenha expirado:

3 – Candidatos que possuem alguma das seguintes certificações da Cisco (CCNA Data Center, CCNA Routing & Switching, CCNP Data Center, CCNP Routing & Switching, CCIE Data Center, CCIE Routing & Switching).

  • Sim, existe uma parceria entre a Vmware e a Cisco para que candidatos que possuam essas certificações não precisem realizar o curso oficial, porém é necessário solicitar permissão para realizar o exame comprovando que possui uma dessas certificações, basicamente, o processo é entrar no site da Cisco, realizar  login com seu Cisco ID, no menu clicar em “publish credentials”, você vai receber um email com um link da cisco e senha, que é uma forma de comprovar que você possui essas certs, e finalmente enviar essas informações para um email que a Vmware fornece, tudo pode ser visto nesse link. Eu fiz esse processo e é tudo muito simples, a resposta da VMware informando que eu já estava elegível para realizar a prova não durou mais do que 48 horas.
  • Complete o Exame vSphere 6 Foundations Exam (esse exame é feito online, não é necessário ir a uma credenciada Pearson Vue, é um exame considerado básico e foca nos principais produtos Vmware e seus conceitos.

Observações:

  • Apesar de ter enviado as minhas certificações Cisco, e ter sido elegível para realizar a prova através desse path, eu já possuía os pré-requisitos por já ter a VCP-DCV, portanto, eu não realizei a prova online FoundationExam, porém tenho amigos que fizeram e disseram ser uma prova muito fácil, caindo apenas conceitos sobre os produtos VMware, aconselho pegar o blueprint da prova e ver o que cai.
  • As certificações do nível “Associate” não são pré-requisitos para realizar as provas do nível “Professional”, e também não substituem a necessidade de realizar cursos oficiais.
  • Muito importante, certificações do nível “Professional” geralmente são como portas no conjunto de certificações VMware, ou seja, basta você ter realizado o curso oficial e ter obtido uma das certificações desse nível para que você esteja apto a realizar qualquer uma das outras provas de níveis acima, sem a obrigatoriedade de realizar mais cursos oficiais, a única exceção obviamente é para candidatos que tenham adquirido uma VCP-NV através das certificações Cisco, ou seja, se você conseguiu sua VCP-NV sem ter feito um curso oficial, apenas apresentando uma das certificações da Cisco, você precisará realizar cursos oficiais caso deseje realizar qualquer outra prova do nível VCP ou maior.

 

A prova é composta de cerca de 85 questões, tendo como linguagens disponíveis o Inglês e o Japonês, a duração da prova é de no máximo 100 minutos, mas para nós Brasileiros, como não temos como idioma oficial nenhum dos dois utilizados, temos um adicional de 30 minutos à mais.

É uma prova bem tranquila, com poucos “peguinhas” , e de fato as repostas são bem diretas, tendo algumas até muito óbvias, como questões aonde existem 4 opções de respostas, sendo 3 delas respostas claramente erradas, referindo até a conceitos que nem existem. Como fiz as provas para adquirir a VCP-DCV e também a VCP-NV, posso dizer que particularmente, achei o nível cobrado na NV muito mais fácil do que a outra.

Vamos então ao conteúdo que eu utilizei para estudar:

1 – Ler os seguintes materiais:

 

2 – Ler o conteúdo em português produzido pela AgilityNetworks (http://www.agilitynetworks.com.br/blogdaagility/introducao-ao-vmware-nsx-indice/). Eles fizeram uma série de posts explicando desde a instalação até conceitos mais avançados, tudo em PT-BR.

3 – Fazer o curso grátis da vmware sobre o assunto (http://mylearn.vmware.com/mgrReg/courses.cfm?ui=www_edu&a=det&id_course=240782), esse curso não vale como um dos pré-requisitos, mas nos dá um norte sobre o assunto.

4 – Realizar cursos não oficiais, principalmente de fontes de qualidade como Pluralsight e INE, eu tive oportunidade de assistir os cursos no Pluralsight e posso afirmar que foram de grande ajuda, como o curso Intro NSX Installation (https://www.pluralsight.com/courses/vmware-nsx-intro-installation), sei que o valor geralmente é caro, mas dependendo da necessidade, vale sim a pena (Pretendo falar dos cursos da Pluralsight, INE, CBT Nuggets entre outros em outro post).

5 – Realizar os laboratórios de NSX encontrados no labs.hol.vmware.com. Acessar o catalogo através do link e procurar por NSX, já existem até labs em PT-BR.

6 – Montar um lab próprio do NSX, de fato essa não é uma tarefa fácil, já que o NSX por si só consome muita memória e montar um LAB em um notebook pessoal ou Desktop se torna uma tarefa difícil e cara, mas é possível, inclusive montar esse lab na nuvem. (creio que esse tema mereça um post apenas para explicar os diversos métodos possíveis para a criação desse lab, mas tenha em mente que esse foi a principal fonte de estudos que eu utilizei, sem um lab próprio ainda sim é possível passar na prova, mas se torna uma tarefa mais difícil).

7 – Livro encontrado na Amazon: existe um livro com o título Learning VMware NSX (link) do autor Ranjit Singh Thakurratan, eu comprei e fiz a leitura dele, sinceramente, é um livro muito superficial, eu esperava mais deste livro, aconselho a compra apenas como conteúdo adicional e não como principal fonte de estudo.

As fontes de estudo para o NSX estão aumentando muito, ainda é difícil encontrar conteúdo de qualidade como encontrado para a prova VCP-DCV por exemplo, mas o produto vem ganhando maturidade e vem sendo adotado por diversas empresas. Acredito que num futuro próximo teremos muitos profissionais de olho nesse mercado e com certeza as fontes de estudo irão aumentar ainda mais.

Até a próxima pessoal.

 

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.
  • Feliphe Douglas Pereira dos Sa

    Ótima iniciativa! Já agregou valor nos meus estudos!

    • Fernando Teixeira

      Muito obrigado.

  • Feliphe Douglas Pereira dos Sa

    Grande iniciativa! Que agrega valor!

  • Ghregory Mendes

    Sensacional, excelente post.

  • Fulvio Ferreira

    Excelente… vou começar a estudar ainda hoje

  • Marcos Donato

    Pessoal, o endereço do blog da Agility Network mudou.
    Segue o novo endereço: http://www.blogagilitynetworks.com.br/blogdaagility/?s=nsx

    Muito bom, espero que continue com a excelente qualidade dos posts

  • Carlos Alexandre Siqueira Papa

    Fernando, boa tarde!

    Eu acabei de fazer a certificação VCP6-DCV com o curso oficial e as provas. Gostaria de saber se posso fazer a prova direto (utilizando o caminho 2), ou se sou obrigado a fazer algum curso oficial da VMware para NSX?

    Obrigado

    • Fernando Teixeira

      Carlos, para você que já possui uma VCP já pode fazer a prova direto, sem a necessidade de um curso extra.

  • Jose Nogueira

    Bom dia, virtualização é um gap em minha carreira, por onde começar? poderia ajudar? Qual curso fazer, onde encontrar material, etc…

    • Fernando Teixeira

      Boa tarde Jose, virtualização é um termo muito amplo e com muitas fabricantes, mas a VMware é líder no segmento, logo, as certificações e conhecimentos em seus produtos geralmente são mais valorizados que outras fabricantes, existem inúmeros cursos sobre VMware no mercado, porém, para realizar provas de certificação será necessário realizar o curso oficial por um dos centros credenciados para aplicar o curso, não espere um valor muito barato para realizar esses cursos oficiais, raramente você irá encontrar preços menores que R$3 mil. Dentro da VMware também será necessário escolher a trilha a seguir, tem Cloud, Network (NSX), Mobile, Data center virtualization etc. Sugiro começar sempre por Data Center Virtualization (DCV) pois é a base para todo o resto.

      • Jose Nogueira

        obrigado, valeu, vou pesquisar por algum centro na minha cidade. Att

  • Fabio Avila Brêtas

    Fernando boa Tarde quero iniciar uma carreira na área de virtualização já trabalho a 20 anos na área de TI tenho conhecimentos em network e SO, mas quero focar em VMware qual o caminho a trilhar, por onde começar.
    obrigado!!

    • Fernando Teixeira

      Olha Fabio, pergunta difícil, pois você mencionou que já possui 20 anos de experiência na área, então creio eu que você já conheça o básico de virtualização, storage e rede, conceitos como NFS, iSCSI, FCoE, SAN, NAS entre outros. Outro ponto à observar é que você terá que realizar algum curso oficial para prestar alguma prova da VMware, seja ela na trilha de data center virtualization, network etc.

      99% das pessoas começam pela VCP-DCV, e acredito ser a melhor escolha, já que é o básico para toda a carreira VMware, e depois foque em NSX e VSAN, que ao que me parece, são o futuro da VMware

      • Fabio Avila Brêtas

        Poderia indicar onde realizar os cursos de formação!
        Muito Obrigado!!
        Fernando