Social :  

vCenter Server Migration Tool

win-to-vcsa-1Bom dia galera, passando rapidamente para informar sobre uma ferramenta que promete ajudar bastante os ‘admins’ vmware, se trata do vCenter Server Migration Tool, que faz parte do novo release VCSA 6.0 Update 2m.

Basicamente, essa ferramenta irá ajudar na migração de seu Windows vCenter Server 5.5 para o vCenter Server Appliance 6.0 Update 2 de forma automatizada e fácil. De acordo com a vmware, essa ferramenta pode ser usada em qualquer versão do vCenter Server 5.5.

Hoje em dia vemos muitos ambientes migrando seus vCenters para a versão ‘Appliance‘ (VCSA – vCenter Server Appliance baseado em linux), inclusive nos dois últimos clientes que estive, eles já haviam passado por essa migração.

Existem prós e contras de cada uma das soluções, mas eu diria que os principais prós e contras do VCSA são:

Prós:

  • Rápido e fácil de instalar
  • Não é necessário uma licença adicional, como é o caso da versão instalável em Windows Server.
  • Tradicionalmente, versões baseadas em Linux são mais seguras que em Windows.

Contras:

  • O vMware Update Manager (VUM) precisa ser instalado em uma maquina diferente (windows).
  • Não possui suporte ao MS SQL como banco de dados (o VCSA vem incluso no pacote o PostgreSQL).
  • Para alguns, pode ser mais difícil dar ‘troubleshooting’ em uma solução baseada em linux.

Eu ainda não tive a oportunidade de testar a ferramenta, mas o William Lam do blog http://www.virtuallyghetto.com/ fez um vídeo-demo bacana mostrando a migração de um vCenter Server windows para VCSA usando o migration tool.

Até a próxima pessoal.

 

 

 

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.
  • Felipe Silva

    Fernando, passando por aqui para conhecer. Parabéns pela iniciativa!! Apenas completando, a partir da versão 6.5 o VUM já está incluso dentro do VCSA e em breve a versão Windows vai morrer… Também não vejo como contra “Não possui suporte ao MS SQL” pois á própria VMware suporta o banco interno e fez diversas melhorias no quesito backup e restore do VCSA que facilitam em caso de volta de backup não precisando o ADM de virtualização precisar de acionar e “depender” de um DBA para restaurar o VCSA!