Social :  

Erro ao tentar logar no ambiente VMware através do vSphere Web Client após edição de instancia do Active Directory através do “ADSI Edit”.

Salve pessoal, hoje trago um artigo que não foi feito por mim, mas sim escrito por um amigo.

Recentemente estava conversando com um amigo meu sobre problemas no ambiente VMware, e ele me contou sobre um “troubleshooting” que havia feito em um ambiente, e como foi difícil achar conteúdo que o ajudasse na internet, então pedi que ele escrevesse um artigo em formato para que eu publicasse aqui e ajudasse quem estiver passando por problemas parecidos. Os dados de contato dele podem ser encontrados no final.

Erro ao tentar logar no ambiente VMware através do vSphere Web Client após edição de instancia do Active Directory através do “ADSI Edit”.

Sintomas:

Na tela principal do vSphere Web Client, o seguinte erro é apresentado:

“The connection to vCenter Server “SID” has been lost.” 

E no log “vSphere_client_virgo.log” o seguinte erro é verificado:

“Error when fetching data from PC for clientId 200001 for session 100002 com.vmware.vise.vim.commons.vcservice.PeerVcConnectionError: The connection to vCenter Server “SID” has been lost.

Isso ocorre quando sua instancia de ADAM (Active Directory Application Mode)  foi corrompida ou perdida

1

Para resolver o problema, acesse o seu vCenter, pare os serviços “VMware VirtualCenter Server” e “VMware VirtualCenter Management Webservices”. Abra o ADSI Edit e conecte em sua instancia “virtualcenter” como mostrado nas figuras seguintes:

2

e

3

O correto, seria ter duas instancias para o vSphere 5.5, no nosso caso para reproduzir o cenário do erro, uma foi apagada. Logo precisa ser recriada:

4

Então vamos ao trabalho. Selecione “OU=Instances”, clique com o botão direito, escolha “new”, “object” e selecione “container”.

5

e

6

Copie a SID do erro (no nosso caso, 6EE432A9-F3BF-4F20-8B4D-1F242A2A1B62) e cole no campo “value”, clique em “next”.

7

Clique em “next”, clique em “finished”

Agora selecione o container recém-criado, clique com o botão direito, depois em “new”, “object” e escolha “vmw-vc-ServiceEndpoint”.

8

após

9

No campo “value” do “Common-Name” digite “VIMAPI” e clique em “next”

10

No campo”value” do “vmw-vc-URL” digite https://<yourvcenterFQDN:443/sdk> e clique em “next”

11

No campo “value” do “vmw-vc-ServiceTypeRef digite “CN=VIMAPI,OU=ServiceTypes,DC=virtualcenter,DC=vmware,DC=int” clique em “next” e “finished”

12

Agora, você precisa criar o objeto VIMWEBSVC:

Selecione novamente o container, clique com o botão direito, “new”, “object” e escolha “vmw-vc-ServiceEndpoint” No campo “value” do “Common-Name” digite “VIMWEBSVC” e clique em “Next”

13

No campo “value” de “vmw-vc-URL” digite “https://<yourvCenterFQDN>:8443/vws” e clique em “next”

14

No campo “value” do “vmw-vc-ServiceTypeRef” digite “CN=VIMWEBSVC,OU=ServiceTypes,DC=virtualcenter,DC=vmware,DC=int” clique “next”, “finished”.

15

No final você vai ver algo como na figura abaixo:

16

Pronto, agora você só precisa registrar esses caras no vCenter:

Abra o prompt de comando (como Administrator no Windows 2008) e navegue até o diretório de instalação do seu vCenter, por padrão, seria no caminho abaixo:
In 64-bit vCenter Server 5.5:

cd "C:\Program Files\VMware\Infrastructure\VirtualCenter Server\"

Execute esse comando substituindo pelos dados do seu vCenter:

jointool.bat init --name hostname --vimURL https://host-address:443/sdk --webServiceURL https://hostname:8443/vws --force
Reinicie seu vCenter e pronto!

Baseado no VMware KB1024329

Segue o contato do meu amigo autor desse post:


Emanuel Álamo

Computer Engineer, VSP, VTSP, VCP-DCV, VCAP-DCA, VCP-CMA, VCP-NSX, AirWatch Expert, NCDA, MCSA, MCSE

Linkedin

Facebook


Muito obrigado e até a próxima pessoal.

 

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.