Social :  

Motivo do sumiço!!!

Fala galeraaaa, hoje venho aqui explicar (ao menos tentar) o motivo de ter sumido um pouco e já estar algumas semanas sem fazer nenhum post.

O que acontece é que estou no final de ano fazendo algumas migrações em um cliente, o que me tomou muito tempo, acabei também entrando de recesso de final de ano, ai vem viagem, pendências em casa e por ai vai, mas o principal motivo do sumiço é:

NOVO LAB A CAMINHO 🙂 🙂 :

Eu tinha um LAB de Vmware/NSX em um cliente meu, e estava começando a implantar outras tecnologias no LAB para emular um ambiente com VxLAN etc, o problema é que esse LAB era um servidor desativado no cliente, e por problemas de aquecimento no ambiente eles tiveram que desligar alguns servidores em desuso, e advinham qual foi o primeiro? Claro, meu LAB já era.

Porém, como estou tendencioso a fazer algumas provas de certificação nesse ano de 2017, precisando assim de um novo LAB, e que tenha ao menos 32GB de memória para subir todo o ambiente NSX, resolvi conversar com meu amigo Vovô Valdecir do blog Homelaber (www.homelaber.com.br), ele me contou que estava comprando um servidor novo para usar como lab também, aproveitei a Black Friday e encomendei um do mesmo modelo, trata-se do HP ML110 Gen9.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HP Proliant ML110 G9

Esse server vem com processador Intel® Xeon® E5-1603v3, 1TB de HD 7200RPM, e 8GB de memória ECC, já na primeira semana instalei 4 pentes de 16GB DDR4 2400Mhz (cada).

No momento ainda estou instalando tudo novamente, porém isso não é ruim, como eu não tinha tirado print-screen da instalação do meu ambiente antigo, agora tenho a chance de documentar tudo para o blog com mais clareza de detalhes.

Ainda estou testando o servidor, mas me surpreendi muito em como ele é silencioso, o que faz a total diferença pra mim, que moro em um apartamento e tenho esposa, configurando na BIOS para que o SO gerencie as FAN’s, ele fica extremamente silencioso. Existem alguns relatos em foruns que realizando a configuração do gerenciamento das FANs na BIOS, a performance do ESXi ficaria um pouco degradada, como no meu uso é somente para LAB, acabei não me importando muito.

Outra coisa que achei bacana é a interface da ILO ser a mesma usada como rede do Host, assim, com apenas um cabo conectado no servidor consigo acessar tanto a ILO quanto o SO instalado no servidor, acabei configurando DNS Dinamico no meu router Wifi e agora consigo acessar a ILO remotamente, podendo desligar e ligar o servidor de qualquer lugar que eu esteja, inclusive acessar o ESXi 6.5 que eu instalei nele.

Em breve prometo que o post 2 da serie de NSX virá, e publicarei conteúdo mais constantemente.

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.
  • Eduardo Dutra

    Show de bola.. parabéns!