Social :  

Nova atualização do EVE (antigo UnetLAB)

Bom pessoal, quem acompanhou meu post sobre o EVE (Link) já deve ter montado seu novo lab nesta plataforma, afinal, a ferramenta é no mínimo ‘perfeita’, hehe.

Ultimamente ando usando bastante ela, e sempre que encontro com algum amigo ou profissional de TI, eu ligo meu servidor remotamente e mostro o EVE funcionando, principalmente a featware de abrir o Wireshark, VNC e Putty no próprio browser, além é claro da praticidade em montar todo o lab.

Acho engraçado as perguntas que me fazem depois que mostro tudo funcionando, ainda mais remotamente, sempre escuto algo como: “como usei o GNS3 até hoje?”, “como ficará o Packet Tracer, VIRL e outros depois disso?”.

De fato, o EVE na minha opinião é um divisor de águas no mundo de virtualização de ambiente/lab, principalmente redes e segurança, mas é claro que como toda ferramenta nova ela possui bug’s e melhorias que devem ser feitas ao longo do tempo, a ferramenta ainda está ganhando maturidade.

boa notícia é que os desenvolvedores estão sempre atentos aos blogs, forums e grupos em que o EVE é discutido, coletando feedbacks, respondendo dúvidas e é claro, lançando melhorias, inclusive temos ótimos ‘evangelistas’ da ferramenta aqui no Brasil, como o Bruno do blog Netfinders, eu pretendo estudar cada vez mais a ferramenta e sempre postar coisas novas e o que vou descobrindo aqui no Blog, quem sabe os maiores colaboradores da ferramenta não sejam daqui, terras tupiniquins.

Recentemente os desenvolvedores liberaram uma nova atualização do EVE, com uma série de melhorias, já fiz a atualização no meu LAB e ainda estou testando, a lista de melhorias é grande, como pode ser visto na imagem:

 

Assim que terminar de testar tudo faço um post com o meu relato, quem já tiver atualizado seu ambiente, por favor, nos diga o que achou através dos comentários do blog.

Até mais galera.

EDIT: Para quem já tinha o EVE instalado, e apenas realizou a atualização (não realizou uma instalação do zero), deve apagar todos os cookies do browser após a atualização, caso contrário encontrará bugs como não conseguir editar um node.

Para atualizar, rodar os comandos ‘apt-get update e apt-get upgrade’, diretamente na console do EVE.

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.