Social :  

Erro ao tentar instalar ESXi remotamente usando um Macbook (Air, Pro etc)

Salve galera,

Recentemente um amigo meu comprou um servidor HP ML110 igual ao que uso em meus labs, porém, ao tentar instalar o ESXI 6.5 remotamente (acessando a ILO remote) ele recebia o seguinte erro:

Logs are stored on non-persistent storage. Consult product documentation to configure a syslog server or a scratch partition.

Como pode ser visto na imagem a seguir:

Esse erro acontecia logo no inicio da instalação do ESXi, quando aparecia a opção de pressionar “ESC” para cancelar ou “F11” para continuar, logo antes da escolha do disco onde será instalado o vmware.

Para realizar essa instalação, ele estava usando um Macbook Air para acessar a ilo remotamente e efetuar a instalação, já eu estava usando meu Dell Gaming Edition com Windows 10, em todos os testes, quando ele tentava instalar recebia esse erro logo após pressionar F11. Eu resolvi acessar pelo meu notebook e tentar realizar a instalação e não recebi erro algum.

No inicio pensamos que seria algum erro relacionado á controladora de discos ou configuração de Raid errada, mas então descobrimos que isso na verdade acontecia porquê a tecla F11 por padrão nos Mac’s é configurada para mostrar o Desktop, para solucionar isso, basta alterar o mapeamento do teclado em “Mission Control”, ou então usar uma máquina Windows 😀

É isso pessoal, é um erro bobo, mas que pode levar vários analistas à realizarem vários outros testes, quando a solução é bem simples.

Obrigado

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.