Social :  

ESXi e vCenter rodando no EVE-NG – Running ESXi and vCenter nodes in EVE-NG

Voltando novamente!!!

Primeiramente me desculpem pela falta de posts, recentemente me mudei para a Europa e tive que organizar muita coisa em tão pouco tempo, mas estou de volta novamente.

Este é mais um post sobre essa fantástica ferramenta chamada EVE-NG (antigo Unetlab), eu já havia falado sobre ela em alguns posts anteriores, e recentemente vendo alguns “change logs” descobri que agora o EVE-NG também é capaz de rodar nativamente imagens do VMware ESXi e VMware vCenter, e claro, todas as featwares que você já poderia instalar nativamente em um ESXi sem ser emulado (pensando seriamente em testar o NSX nele, quem tiver testado comente por favor).

Isso abre um leque fantástico, não? Pense, você agora poderá criar um ambiente emulado com as dezenas de produtos que o EVE já emulava como Windows, Linux machine, Cisco, BigIP, Juniper etc, e interligar com ‘nodes’ ESXi, tudo isso usando a facilidade e poder do EVE.

Para emular um ‘node’ ESXi no EVE é muito simples, e segue o mesmo script de qualquer outra imagem,basta colocar a imagem dentro do diretório “/opt/unetlab/addons/qemu/” do EVE (infelizmente não posso compartilhar a imagem aqui, mas nada que um Google não resolva), uma única alteração, antes de tudo você deve alterar as configurações da maquina virtual do EVE para que ele possa virtualizar outro SO nele mesmo, pode soar estranho, mas é basicamente habilitar virtualização dentro de outra virtualização (Nested).

Caso você esteja usando VMware Workstation para emular o EVE (acredito que seja 99% dos casos), basta entrar nas configurações da VM e habilitar a seguinte opção: “Virtualize Intel VT-x……..”

 

Feito isso é só iniciar o EVE-NG novamente e curtir mais essa opção fantástica no seu lab.

Até breve.

Meu nome é Fernando Teixeira Silva, trabalho a 10 anos com TI, atualmente estudo tecnologias voltadas para ambientes de Data Center, como Redes, Virtualização e Storage. Criei esse blog para compartilhar experiências, problemas no ambiente de TI e novidades que garimpo pela Web.